sexta-feira, 10 de abril de 2020

HISTÓRIA DO CANDOMBLÉ: TIA HONORINA DE OSANIY


Tia Honorina de Osaniy, dignitária do candomblé.

Honorina Brasília dos Santos, carinhosamente tia Honorina de Ossain, nasceu na ilha de Itaparica Salvador- BA em (23/05/1912), faleceu no dia (28/03/2005).
Honorina Ossaindelê, foi iniciada no Candomblé para o Orixá Ossain, em julho de 1939 por Maria da purificação Lopes, mãe Bada- Olufan Deiyi a segunda Iyálorixá do Ilê Axé Opó Afonjá- Salvador, sucessora de iyá Obá Biyi mãe Aninha, sua mãe pequena foi Iyá Ondina Valéria Pimentel ( mãezinha) na época Iyá kekerê do Opó Afonjá. Em um barco de quatro yawos( Ossain, Xangô, Oxum, Iyemanjá).
Mãe Stella de Oxossi seria iniciada pouco tempo depois por mãe senhora, mais sozinha em (12/09)1939) também no mesmo ano. Tia Honorina e Iyá Stella eram muito amigas, consideravam-se irmãs de barco.
Honorina foi um dos baluartes do Opó Afonjá. Respondia pelo oiê de Iyá Efun, hoje ocupado por sua filha pequena, Egbome Maria Pimentel.
Tia Honorina também cantava o Candomblé e tinha uma bela voz. Quando tinha yawo recolhido no axé, ela levantava na madrugada para preparar o mingau (dengué), fazia com muito amor e carinho, e ciumenta não passava a tarefa para ninguém.
Durante anos tia Honorina de Ossain comerciou esse produto na ilha de Itaparica. De milho, carimã, e de tapioca.. por isso também ficou conhecida como Honorina do mingau.
Por anos na festa de Oxossi no Ilê Axé Opó Afonjá, que acontece em corpos christi, a elegância e importância de Ossain elevou a dignidade da festa do rei de ketu Odé.
Assim relatam os mais velhos do Axé Opó Afonjá, que era de arrepiar, totalmente emocionante vê-lo na frente do Oxossi de Iyá Stella conduzidos pela Iyá kekerê do axé mãe Pinguinho de Oxum.

Publicação e imagem retirados da página do facebook "Candomblé Avante Bahia", sem autor definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário