Agbarare Meji Aiye/Orun - Poder Feminino do Universo.
OSAGIÀÁ IDÀÁKU (O Deus do saber da Persistência e da Educação)
SORO(falando):
ODU OSE RE:(Signo geral da Semana: 2.10 a 8.10.2016):
ODU OSE RE:(Signo geral da Semana: 2.10 a 8.10.2016):
IKA EJILA RERE, EDY EJILA RERE = (A opção pela bondade é sempre
a melhor magia/solução para tudo).
JUGBA - Saudação: "MOJUGBA OSAGIÀÁ IDÀÁKU, O! (Minha
saudação ao Deus do saber da Persistência e da Educação)
ITÀÁ: “A BONDADE É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO”.
Antigamente, há mais de 500 anos, entre
as localidades da PEDRA FURADA e do GBOGARY havia duas Casa de Candomblé, que
eram irmãs de Origem, pois as suas respectivas MAMETO haviam sido iniciadas no
mesmo Terreiro de Candomblé o “MANSO ITUNBENSARA” de Nação Angola Paketàá,
localizado do outro lado da península de Itapajipe, na localidade chamada
CABRITO. Eram elas, MAMETO DILOÁJI e MAMETO ANPUSARÍ, irmãs e amigas que se
ajudaram mutuamente durante muitos anos e que a amizade “azedou” quando outras
pessoas próximas e conhecidas, por inveja da amizade entre as duas, puseram
EGBO de “queimação de amizade”. Disseram que foi dado um pedaço de fígado para
um cachorro com o nome de uma delas dentro e do mesmo fígado, deram um pedaço
para um gato com o nome da outra dentro. E que com isso elas se matariam antes
de retornar a qualquer amizade.
MAMETO ANPUSARI, não se conformando com
o nível de crueldade que a guerra estava tomando, uma vez que ela própria
estava sendo levada pelos acontecimentos a praticar magias tão cruéis, como ela
nunca imaginou que um dia faria. Decidiu-se a consultar a sua velha MAMETO
DIANGANGA, que a recebeu com muita cordialidade como sempre.
MAMETO DIANGANGA rezou o ANGOROSI NOS
DEDOS e em voz alta e pediu aos NKISE(Deuses) da casa para trazer
esclarecimentos e soluções. Depois de alguns minutos em absoluto silêncio o
NKISE LEMBA passou a falar no ouvido de MAMETO DIANGANGA, pois era esse o
sistema divinatório usado pela velha MAMETO, - dizendo que OSAGIÀÁ IDÀÁKU (O
Deus do saber da Persistência e da Educação) tinha tomado a frente do problema
e para orientação veio trazendo o ODU: IKA EJILA RERE, EDY EJILA RERE = (A
opção pela bondade é sempre a melhor magia/solução para tudo). Disse ainda que
MAMETO ANPUSARI ganharia muito com o que não perderia e não teria de gastar com
a guerra. E mesmo se ganhasse a guerra, não ganharia dinheiro ou outros bens e
sim, muito pesar e dor de consciência. E se ela estava querendo mesmo acabar
com tudo aquilo, que ela desse os primeiros passos... fosse até a sua
irmã e inimiga e fizesse a proposta de paz e harmonia, sabendo que a
antiga amizade jamais retornaria entre as duas, pois o cristal da amizade se
quebrou definitivamente, a desconfiança e a mágoa estarão sempre presentes,
porém a convivência dentro do respeito e da consideração dos NKISE serão
possíveis.
MAMETO ANPUSARI, cumpriu fielmente a
determinação dos deuses e a paz finalmente voltou às localidades da PEDRA
FURADA e do GBOGARY.
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