quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Raiz , o Rótulo e a Identidade. - Xáxa Jagun 101116






                                             EXPRESSÃO DA ESPIRITUALIDADE II
Xáxa Aşé Jagun 

A Raiz , o Rótulo e a Identidade. 
Muito se ouve na boca do "povo do santo ", sobre qual Aşé ou Raiz se pertence , e sobretudo , qual a sua verdadeira relação com a sua Casa Matriz.
Contudo , o que se percebe é um anseio de se atrelar à uma renomada Casa de Candomblé , e desse modo poder ostentar um "rótulo" que abalize seus atos e sua conduta.
Raiz e Matriz têm o mesmo sentido , ou seja , indicar a origem de um indivíduo ou de seu Clã , não sendo atestado, tampouco , outorga para que possamos realizar qualquer tipo de ato religioso sob o nome do Aşé que descendemos.
Realizar obrigação em um determinado Aşé tradicional , não capacita ninguém a se dizer seguidor dos dogmas e diretrizes daquela Casa.
Não há valia em fazer parte de um Aşé tradicional , se você não aprendeu nada sobre aquela Casa, sobretudo , quando outras pessoas conhecem o rito religioso dali , e sabem que você não pratica absolutamente nada.
O Rótulo adquirido aos olhos dos incautos , pode causar certo deslumbramento , todavia , a falta de Identidade com a Casa de Aşé , não irá prosperar com o passar do tempo.
Selfs , postagens e afins , são a falsa impressão de intimidade com a Casa de Candomblé , pois , quando for indagado sobre qualquer assunto da badalada Casa , por mais singelo que seja , você não saberá responder , simplesmente pelo fato de que você não possui identidade com o aludido Aşé.
Se vangloriar de pertencer à uma tradicional Casa Matriz , ainda que da 4° geração , não acumula bônus espiritual , moral ou ético , pois, sempre haverá alguém que conheça e saiba de fato , as "aguas turvas " por que passou , caindo por terra os seus artifícios de se enaltecer atrás de um pseudo Rótulo.
Portanto , não se valha do que não lhe pertence , pois o tempo e a verdade são implacáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário