quinta-feira, 17 de novembro de 2016

IYA EFUN LADE JIKU - JIKU 171116




                                                                IKU EXPRESSÃO
Iya Efun Lade Jiku
5 h
Talvez "você" não saiba a preciosidade de um Jiku, e da história Jiku Jiku ...
Mas podemos te explicar a origem, porque além de tradicionais a nossa EGBE é preparada para educar, ensinar e aprender!
*O PORQUE DO NOME ILÊ ASÉ JIKU JIKU*
PEQUENA HISTORIA DO ILE ASÉ JIKU JIKU
Nos anos oitenta estava eu correndo com o 4° OrisaWorld em São Paulo. Uma semana antes do evento chega a delegação da Nigéria com meu presidente Wande Abimbola a frente, com ele vieram Omotosó Eluiymi, Baio Akambi, Ojo Ade e Ifa Bola. Infelizmente do grupo só eu e Abimbola estamos vivos para contar essa historia. Abimbola veio me visitar uns dias antes do evento junto com Ifa Bola e em casa estava uma grande amiga Cléo de Oya, que por acaso era eximia tradutora. Ficamos a vontade com nossas conversas sobre Nigéria e Brasil as dificuldades do momento até a hora do almoço.
A tarde Abimbola sugeriu que Ifa Bola fizesse um jogo pra mim e ver se tudo iria correr bem durante o Congresso. Fomos então para o barracão onde Ifa Bola tirou de seu Apo a parafernália do jogo (Ikin Ifa). Sentado em uma esteira começou as orações que culminariam com o jogo propriamente dito. Depois de cuidadosa verificação através dos artefatos do jogo vem a revelação e o mito.
A REVELAÇÃO DE IFA
Em um lugarejo nos confins da terra Yoruba vivia uma pessoa muito bondosa e querida por sua comunidade, sendo muito respeitado por todos era consultado sempre que surgia algum problema devido a sua longa experiência de vida e a devoção aos Orisa e aos ancestrais.
Um dia sua rotina foi quebrada pela noticia do falecimento de um amigo querido. Muito triste dirigiu-se a casa do falecido visando prestar-lhe as ultimas homenagens e ajudar no que fosse necessário, haja visto que a cerimônia fúnebre tradicional yoruba (Asese) é longa e dispendiosa. Ao chegar a casa do falecido foi imediatamente ver seu ex amigo, cujo corpo já estava devidamente preparado na sala da casa, aproximou-se do corpo e após alguns minutos de reflexão estendeu a mão e pegou na mão do (de cujus). Falou o quanto sentia sua morte e num determinado momento falou em voz alta:
-“ Meu amigo, não te quero assim deitado e frio, volte, levanta e venha, vamos sair de novo, ver a vida”.
Nesse momento o (de cujus) estremece abre os olhos e volta a vida, levanta-se e ambos saem da sala abraçados e alegres indo para fora. As pessoas que presenciaram a cena ficaram mudas e após alguns minutos começaram a gritar alegres. Ele voltou da morte graças ao velho amigo, graças a Jiku que veio visitar e dar a vida de volta a ele. Desse dia em diante o velho ancião passou a ser chamado de Jiku (acorda a morte) e assim sempre que alguém morria la ia Jiku acordar a pessoa, o que efetivamente acontecia.
Jiku não tinha mais tempo para nada em sua vida, vivia indo de um morto a outro, acordando todos e por isso seu velho corpo também não agüentou e um dia a noticia correu pela cidade. Jiku morreu. Estava ele na casa de um ex falecido quando a Iku o pegou desprevenido, a noticia espalhou-se imediatamente, ninguém acreditava, seu corpo deveria ser levado para sua casa imediatamente e assim foi colocado em uma rede e os amigos o levavam pelo caminho quando avistou-se outro grupo de pessoas carregando uma rede que vinha em sentido contrario, ao se aproximarem ficaram sabendo que na outra rede tinha um defunto que seria levado até Jiku para que o acorda-se. E agora?
Jiku também estava morto não poderia fazer mais nada. Estabeleceu-se uma discussão entre os dois grupos e ai aconteceu de novo, Jiku tremeu em sua rede, levantou-se foi até o outro defunto , pegou em sua mão levantando-o dando-lhe a vida de volta. Voltou a sua rede e morreu de novo. Isso aconteceu diversas vezes no percurso do corpo de Jiku até sua casa e um pouco antes de chegarem, Jiku cansado de tanto morrer resolveu não morrer mais, revivendo sempre que alguém precisasse dele. E daí em diante ficou conhecido por JIKU JIKU (aquele que sempre volta da morte).
Nunca imaginaria o quanto as palavras de Ifa Bola seriam importantes na minha vida, OLORUN KOSI PURE.
Partindo deste episódio nunca pensaria que morreria tantas vezes. Efetivamente morri duas vezes e voltando da morte , me vi cercado por outros amigos que me convencem de uma nova vida, e que meu legado fosse disseminando mesmo quando aqui eu não mais estiver. Ai surge o Ilê Asé Jiku Jiku , com a finalidade de reunir novas cabeças pensantes, para que também se tornem Jiku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário