sábado, 5 de novembro de 2016

FARODE D'OSOSI EKOLEKO OLOIYE 51116


                                          EXPRESSIVIDADE SUBJETIVA D'OSOSI
lo lo loyé, é lo o loyé, iyá kó tó ló jé, lo lo loyé, e lo loyé...iyá kó tó ló jé... na religião dos orixás existem uma infinidade de cargos e funções que qualifica este ou aquele como tal dentro daquela função inerente ao cargo recebido, ou seja, quando alguém é escolhido pelo orixá para assumir um determinado cargo, lhe são conferidos os poderes e os direitos de desfruta-lo utilizando o titulo que lhe é ortogado, e o orixá é sempre muito feliz nas suas escolhas, os seus escolhidos normalmente executam bem as suas funções, cargo que é nascido cargo, assume os seus deveres com precisão, sejam ogáns ou ekedis, houve um tempo que bastava ver de longe uma pessoa se aproximando, dava para perceber sua identidade, era comum ouvir alguém dizer, eu acho que aquele senhor é ogan da casa de fulano, ou ekedi da casa de sicrano, sua ação comportamental o dizia, a voce meu pai ogán, de todas as casas, de todas as origens, de todas as nações, meu respeito incondicional, sua abença, o mesmo em relação as mulheres que se confirmam ekedis, todas nascidas mães, e que tornam-se peças indispensáveis ao axé, são eficientissimas nas obrigações que lhes são impostas, e fazem parte sim de uma sociedade de mulheres, que abrilhantam, aprimoram, seguram, brigam e mantêm o axé distribuindo-o e renovando-o a cada obrigação. são verdadeiras iyá ' lés, mães das casas em que são confirmadas, esta, é a sua identidade social. a você mãe, ekedes e ajibonáns, iyá basés, iyá morós, vocês mulheres cargos de axé indistintamente, meus mais sinceros respeito, sua abença, com carinho, farode doxosi... olha, ogán, você é uma decisão divina, e nada irá te desviar do seu curso de sucesso, da sua felicidade, disso, tenha certeza, para você ogán, indiscriminadamente, de toda nação, sua bença 
ser ogán no odé ibú:
significa ter sido escolhido para servir o orixá, isto, indiscriminadamente, sem estabelecer condições, ser ogán, é acima de tudo, amar o orixá que te confirmou, e colocar sua vida nas suas mãos.
um onilú, é confirmado para tocar os atabaques, é sua responsabilidade cuidar dos mesmos, não deixa-los furados, pinta-los, ou envernizai-los quando necessário.
nunca fume, ou beba no atabaque, nunca pegue o atabaque de corpo sujo, seja asseado, seja respeitoso com os ogãns mais velhos, nunca brigue para tocar, nunca faça do atabaque um monopólio, dê a vez para outro ogã, ( se ele for qualificado,) toque com a sua atenção voltada para o alagbé, que é, aquele que canta. 
os deveres do ogán 
amar e respeitar o orixá que te deu nome , não importando os caminhos que sua vida religiosa tenha seguido
amar o seu orixá com profundidade , nunca o relegando a segundo plano
ser asseado , usar roupas de ração sempre que estiver na roça , portando seus contregún , hunjebi ou conta do seu orixá
não tomar bebidas alcoólicas , não fumar , não fazer gracinhas ou brincadeiras desnecessárias durante obrigações
não se envolver sexualmente com filhas da casa
não tecer comentários negativos sobre qualquer integrante da casa , em caso de erro , recorrer ao babalorixá
não comente ou desfaça de outros axé , todos tem suas procedências , e as diferenças devem ser respeitadas
não faltar as obrigações da casa , não existe desculpas para irresponsabilidade
troque abença com os mais velhos , e abençoe os mais novos , mesmo os desafetos
chame sempre os mais velhos de meu pai ou de minha mãe , e outros como ogãns, ekedis de meus irmãos
é seu dever oferecer bichos e iguarias do agrado do orixá que te confirmou
mantenha a ordem , o equilíbrio , receba bem os visitantes , e acima de tudo , tenha amor pela sua roça , defenda-a de tudo e de todos , mesmo quando os defeitos saltem aos olhos
crie soluções , nunca problemas , não coloque suas mazelas pessoais acima da sua responsabilidade
não sei , não vi , não falo , esta deve ser a sua conduta , e tudo que você viver no ronkó não deverá ser comentado com ninguém
fazer osé uma vez pôr mês , ou a critério da roça 
em caso de duvidas , só as tire com seu pai , ou pai pequeno, nunca com outras pessoas
não permita que alguém que você está cuidando lhe desrespeite, mas, se respeite antes tudo, autoridade que não se dá ao respeito, não merece ser respeitada.
seu horário de acordar é as quatro da manhã, é nesta hora que a roça deverá começar as suas atividades, e você deverá estar atuante.
não vá a candomblé de ninguém vestido de maneira inconveniente, se respeite, respeite seu asé, tenha um kit candomblé pronto para qualquer ocasião, você é o cartão postal de seu pai ou mãe, lembre-se disto, para os meus,
eu vou sempre responder que você poderá fazer o proibido, junto com estes deveres, segue suas limitações, não me pergunte se você pode desconsiderar esta ou aquela, certamente direi que sim, isto porque eu não vou me lembrar de suas quizilas pessoais.
com carinho. farodé doxosi

Comentários
Jucineide Oliveira Axé que os orixás continue abençoado o senhor. Farode D'Osósi sua bênção

Cyana Vlasak Asè meu querido Babá Farodé que Olorum e os orixás continuem lhe abençoando a cada dia mais.
E que lhe concedam muitos anos de vida e saúde pra abrilhantar nossas vidas.💎👏👏😘😘.
Motumba meu querido....Ver mais

Jose Jorge De fato ser ogã não é facil mas não é quando este ou aquele não ama esta força chmada olorun e orixa ,pois é isso que me sustenta a cada dia a minha caminha dentro do axé ,se não fosse esse amor que eu tenho a meu pai oxalá eu chamais conseguiria sustentar o meu acaça no meu ori, a sua bençao meu grande amigo Farode D'Osósi,mojubá.

Ekedy Vanilda Celestino Motumbá Farode. Mojubá.

Adel Omo Omulu asé, a benção pai

Oneide Monteiro Rodrigues Bom dia Mano.Makoiu .
CurtirResponder7 h
Sueli Santos axé pai concordo plenamente sábias palavras amei

Jall Hollembergg Santos A benção meu pai,axé.

Eddy Almeida Perfeito Baba , Mokuyu

Young Ba Axé Babá Farodê...Motumba..

Anita Furtado Sua bençao pai Farode muito ase

Ana Maria Nakatani Sua bênção meu pai, asè!


Um comentário:

  1. Meu amado sua benção fico Encantado quando o encontro pena que tem sido tão Raro Morro de saudades sou seu fã incondicional

    ResponderExcluir