quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

JOÃOMENDONÇA POÉTICA 11.1.17A





Do outro lado do mundo há pessoas sentadas em volta do violeiro. Ele canta músicas conhecidas e todos aplaudem muito. Há vida no Egito. Jovens com roupas justas procurando esperançosos os caminhos singelos da liberdade. Há sonhadores em toda parte.

Um simples casal sentado no muro à beira mar contando de um por um os navios iluminados. Na Coreia do Norte tem uma senhora em casa assistindo as notícias sobre os reais progressos do Governo. Crianças jogando futebol embaixo de dúzias de árvores centenárias.

Tem muito lixo espalhado nas ruas de Dakar. Policiais sonolentos perfilados em frente ao quartel sabendo que nada podem fazer para impedir o tráfico. Geralmente em algum lugar há alguém sentado sozinho escrevendo longos relatos sobre suas aventuras no deserto.

Do outro lado do mundo é dia quando do outro é noite. Enquanto uns lutam para pegar no sono, outros se levantam para pegar tudo o que dia pode oferecer. E as notícias realmente de extrema importância são aquelas que impactam todos de uma vez só.

E a preocupação do chinês se assemelha ao do londrino, do libanês, do senegalês e do guatemalteco, todos separados por idiomas sem quase nada em comum, mas que compartilham uma idêntica vontade que aqui se chama “viajar” e assim conhecer o outro lado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário