quinta-feira, 13 de outubro de 2016

OGBE OGUN ODU LONÍ – 13.10.16 (Signo do Dia)



Agbarare Ogbirin Aiye/Orun – Poder Feminino do Universo.

NÀÁNÀÁ IYAGBAIN (A Senhora do saber da morte por varíola)
SORO(falando):

ODU LONI RE (Signo geral): OYEKU ALAFIA RERE, OYEKU EJILA RERE
(Escolhido pela boa morte, boa morte terá).

JUGBA (Saudação): Pronunciar em voz alta: "MOJUGBA NÀÁNÀÁ IYAGBAIN, OSA LUGBA O! (Minha saudação a Senhora do saber da morte por varíola).


     “ITÀÁ”: “IRMANDADE DA BOA MORTE”
No século XVI, perto da Cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano foi observado o fenômeno pelas mulheres pertencentes à Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, que quando alguma delas adoecia e dormia virada para o lado da parede, parecia que abreviava a morte da criatura.
     Tibúrcia estava com a mãe adoentada, e a vizinha e amiga Flaviana foi visita-la e observou que Dona Flor, durante todo o tempo da visita, esteve a dormir virada para a parede. Sendo Flaviana sabedora do preceito negativo, confidenciou a Tibúrcia para as devidas providências. As três, Dona Flor, Flaviana e Tibúrcia, faziam parte da referida IRMANDADE, que tem como um dos seus objetivos cuidar, para que se tenha uma boa morte, calma e confortável, aceitando-a como parte componente do processo da própria vida.
     Tibúrcia muito preocupada foi procurar o OLHADOR ZÉ HIGINO, que tomando conhecimento do caso, lançou mão dos búzios, tendo respondido NÀÁNÀÁ IYAGBAIN
apresentando o seguinte ODU: OYEKU ALAFIA RERE, OYEKU EJILA RERE, “Escolhido pela boa morte, boa morte terá”. Disse ainda que Dona Flor já contava com 98 anos de idade e estava selecionada por IKU(morte), para ter uma boa morte, que é a morte imperceptível, dormindo, sem dores e sem sofrimentos. No caso de Dona Flor, ela iria morrer dormindo, iria acordar diretamente no mundo do ORUM. Disse ainda, que não era mais o caso de se fazer nada para impedir a partida dela, pois poderia condená-la a um sofrimento atroz, entre dores e tratamentos.
     Tibúrcia muito chorosa, aceitou a prescrição do destino naquele momento e voltou para casa, para dar muito conforto para sua mãe Dona Flor, até o momento que IKU(morte) a levasse definitivamente.

     - “O KE AWO, ORY GÀÁ E OJARE, LESE OLORUM = Nos gritamos SEGREDO, cabeça importante foi escolhida para ir confortavelmente para os pés de OLORUM”

Nenhum comentário:

Postar um comentário